segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O mundo se manifesta contra a crise e seus responsáveis

Publicado no Blog do Zé

Ao mesmo tempo em que a mídia e os organizadores das manifestações brasileiras convocadas via redes sociais preferiram restringir a motivação de seus atos, o mundo protesta de forma ampla, geral e irreestrita contra as medidas de austeridade draconianas adotadas pelos países em crise.

O mundo acertadamente protesta contra corte de salários, de benefícios previdenciários, de gastos sociais e contra aumento de impostos e juros. Tudo adotado para salvar bancos e governos que já se endividaram por socorrer a banca privada na crise das hipotecas e dos derivativos iniciada em 2008 nos Estados Unidos.

Pior, são ajustes fiscais que só agravaram a situação dos países que os adotaram, como a Grécia, Portugal Itália e Espanha. Portugal, aliás, acaba de extinguir o 13º e o 14º salário e de aumentar a jornada de trabalho.

São protestos, portanto, contra o sistema financeiro e os bancos, contra o desemprego e a recessão econômica e, principalmente, contra a impunidade dos responsáveis pela crise e pela prática das fraudes que a provocaram - sonegação, uso de informações privilegiadas, enriquecimento ilícito, falsificação de avaliações e de auditorias.

São manifestações que tem muito a ver com a realidade mundial e a busca de soluções para a crise. Vale investir e torcer para que tenham êxito. Não deixem de ler o Destaque do dia aqui no blog A agenda diferente nos protestos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário